Alfred Métraux e as
Aproximações Transatlânticas:
Alfred Métraux (1902-1963) se tornou um pesquisador importante para o desenvolvimento do campo dos estudos interétnicos quando em meados da década de 1930 veio a conhecer os povos indígenas da América do Sul. Quando foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO considerou importante manter interlocução com investigadores e instituições de pesquisas da América do Sul. Ele relata isso de uma maneira muito clara em seu relatório de viagem ao Brasil, em 1950. Essa viagem lhe deu base para visualizar a natureza dos problemas que deveriam ser estudados e lhe deu também uma ideia nítidadas instituições e personalidades científicas quepodem se encarregar da execução dessa parte de nossoprograma, como afirma em seu relato. Nas viagens subsequentes ele estabelece contatos chave no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife. E, juntamente com o antropólogo Ruy Coelho, desenvolvem um plano de trabalho do que viria a se constituir um campo de estudos que envolveu as principais instituições produtoras de conhecimento na área da antropologia.
Esse Colóquio Internacional visa debater as principais questões colocadas por Alfred Métraux no campo da etnologia indígena e dos estudos afro-brasileiros, reunindo especialistas de diferentes programas de pós-graduação da Argentina, França, Paraguai e do Brasil.
Programação
local: Auditório do PPGA – UFPE
Dia 17 de Dezembro
15h – Mesa de Abertura
16h – Conferência da Abertura
Philippe Erikson (Université de Paris-Ouest, França)
17h – Debate
18h – Coquetel
Dia 18 de Dezembro
9h – I Momento
A Atualidade da Etnologia de Alfred Métraux
Marnio 1. Pinto (PPGAS I UFSC)
Renato Athias (PPGA I UFPE)
Gloria Scappini (EREA, U. Católica I Asunción, Paraguai)
II Momento
Contribuição de Métraux para Etnologia Indigena
Diego Villar (CONICET I Buenos Aires, Argentina)
Federico Bossert (CONICET I Buenos Aires, Argentina)
Danilo Paiva Ramos (CESTAI USP)
14H30 – III Momento
Métraux e o Americanismo Tropical
Antônio Motta (UFPE)
Julie Cavignac (UFRN)
Lorena Cordoba (CONICET I Buenos Aires, Argentina)
Maria do Rosário Carvalho (PPGA I UFBA)
17h – Conferência Final
Balanço e Perspectivas
Jean-Pierre Goulard (CERMA I EHESS, Paris, França)
OpenEdition le sugiere que cite este post de la siguiente manera:
CIHA (19 de diciembre de 2014). Aproximações Transaltânticas: 50 anos da Antropologia de Alfred Métraux. CIHA. Recuperado 20 de abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/ms95