POVOS INDÍGENAS
EM MATO GROSSO DO SUL
História, cultura e transformações sociais, compilado por Graciela Chamorro e Isabelle Combès
UMA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS
DE MATO GROSSO DO SUL:
A história não se atém apenas ao passado, ela é também a história do presente e projeto de história do futuro. O presente dos povos indígenas, com suas novidades e suas lutas de recuperação de territórios, deixa claro seu protagonismo, o que permanece silenciado na maioria das fontes do passado.
Percebe-se, por aquilo que aqui se conta, que os índios moldaram a história de Mato Grosso do Sul tanto quanto foram moldados por ela. Nas escolas, indígenas ou não, este livro poderá reparar alguns esquecimentos de uma história oficial que até há pouco omitia o seu papel.
Reunir o que se sabe hoje da história e da pré-história de cada um dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul é, por si só, uma façanha; é saber recolher e valorizar versões indígenas de sua história e testemunhos de memórias individuais; saber interpretar fontes não escritas ou indiretas, tanto o testemunho arqueológico de uma ocupação de longo prazo quanto documentos escritos por terceiros e amiúde enviezados por preconceitos e interesses; é apontar também lacunas e sugerir métodos e pistas para se chegar a saber mais. Tudo isso este livro faz, o que o torna um instrumento essencial para pesquisadores.
Mato Grosso do Sul é hoje o estado onde se registra o maior número de conlitos entre fazendeiros e povos indígenas; que tem a maior taxa de homicídios de índios do país e a maior taxa de suicídios de jovens, na maior parte índios kaiowá; onde discriminação, hostilidade e violência contra índios são moeda corrente. As ações e as omissões, ao longo do tempo, de Governos do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da União respondem por boa parte desses conlitos, como mostra o relatório da Comissão Nacional da Verdade.
Entender a gênese dos conlitos e a responsabilidade dos vários atores pode contribuir para a paciicação dessa região. Para tanto, este livro é precioso e é exemplar. Ele abre caminho para muitos mais. Serve de inspiração para outras pesquisas detalhadas, regionais, que espero que venham a se multiplicar na sua esteira.
Manuela Carneiro da Cunha
[palabras de presentación, cubierta del libro]
POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL História, cultura e transformações sociais by Tierras Bajas Santa Cruz on Scribd
El libro está en formato digital descargable en el sitio de la editorial de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD):