POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL

POVOS INDÍGENAS
EM MATO GROSSO DO SUL

História, cultura e transformações sociais, compilado por Graciela Chamorro e Isabelle Combès

_combes_chamorro_povos-_iindigenas_em_mato_grosso_do_sulUMA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS
DE MATO GROSSO DO SUL:

A história não se atém apenas ao passado, ela é também a história do presente e projeto de história do futuro. O presente dos povos indígenas, com suas novidades e suas lutas de recuperação de territórios, deixa claro seu protagonismo, o que permanece silenciado na maioria das fontes do passado.

Percebe-se, por aquilo que aqui se conta, que os índios moldaram a história de Mato Grosso do Sul tanto quanto foram moldados por ela. Nas escolas, indígenas ou não, este livro poderá reparar alguns esquecimentos de uma história of􀏐icial que até há pouco omitia o seu papel.

Reunir o que se sabe hoje da história e da pré-história de cada um dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul é, por si só, uma façanha; é saber recolher e valorizar versões indígenas de sua história e testemunhos de memórias individuais; saber interpretar fontes não escritas ou indiretas, tanto o testemunho arqueológico de uma ocupação de longo prazo quanto documentos escritos por terceiros e amiúde enviezados por preconceitos e interesses; é apontar também lacunas e sugerir métodos e pistas para se chegar a saber mais. Tudo isso este livro faz, o que o torna um instrumento essencial para pesquisadores.

Mato Grosso do Sul é hoje o estado onde se registra o maior número de con􀏐litos entre fazendeiros e povos indígenas; que tem a maior taxa de homicídios de índios do país e a maior taxa de suicídios de jovens, na maior parte índios kaiowá; onde discriminação, hostilidade e violência contra índios são moeda corrente. As ações e as omissões, ao longo do tempo, de Governos do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da União respondem por boa parte desses con􀏐litos, como mostra o relatório da Comissão Nacional da Verdade.

Entender a gênese dos con􀏐litos e a responsabilidade dos vários atores pode contribuir para a paci􀏐icação dessa região. Para tanto, este livro é precioso e é exemplar. Ele abre caminho para muitos mais. Serve de inspiração para outras pesquisas detalhadas, regionais, que espero que venham a se multiplicar na sua esteira.

Manuela Carneiro da Cunha
[palabras de presentación, cubierta del libro]

POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL História, cultura e transformações sociais by Tierras Bajas Santa Cruz on Scribd


El libro está en formato digital descargable en el sitio de la editorial de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD):


Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.